Links de Acesso

Tribunal Supremo declara nulo acto de demolição de centenas de casas no Lubango


Vítimas podem pedir indemnizações ao Governo da Huíla
Vítimas podem pedir indemnizações ao Governo da Huíla

O Tribunal Supremo (TS) de Angola declarou de nulo o despacho do então governador da Huíla, Isaac dos Anjos, que em Março de 2010 ordenou a demolição de centenas de casas construídas ao longo da linha férrea e do rio Mukufi no Lubango e a consequente transferência de famílias para o bairro da Tchavola.

O acórdão da Câmara do Cível e Administrativo do TS, datado de 16 de Outubro de 2018, consta do processo 438/015.

A decisão foi tornada pública no Lubango pelo advogado David Mendes que interpôs o recurso alegando ilegalidade no acto.

Para David Mendes com esta decisão, as famílias lesadas têm caminho aberto para intentarem uma acção indemnizatória contra o Governo da província da Huíla.

“Como o acto já foi praticado é impossível de reparação física ininatural aqui o caminho passa pelas indemnizações. O que nós podemos aconselhar é as pessoas que podem fazer prova de que foram vítimas desse acto que interponham a competente acção indemnizatória pelos danos que o estado causou. É preciso ter aqui presente não é o Isaac dos Anjos enquanto indivíduo é o governador da Huíla. Quer dizer que quem praticou o acto foi o governador, saiu o Isaac dos Anjos tem outra pessoa que o veio substituir, por isso a responsabilidade passa para o actual governador ou o Governo que está a funcionar na Huíla”, explicou Mendes.

As demolições e a transferência compulsiva dos cidadãos na ocasião foram feitas debaixo de vários protestos, sobretudo de organizações cívicas.

O advogado, que se diz limitado em agir agora como activista por ser deputado na Assembleia Nacional, refere que uma acção indemnizatória contra o Governo da Huíla no seguimento do acórdão do TS teria um papel pedagógico no futuro para os agentes públicos.

“Isso nos leva a compreender da necessidade de estarmos a mover acções judiciais, não nos conformarmos. É verdade que os tribunais demoram, estamos a falar de uma situação que ocorreu em 2010, mas há uma decisão. Esta decisão tem um outro lado pedagógico porque pode influenciar daqui para frente os governantes a saberem como fazer e a não violarem a lei", deendeu David Mendes.

Refira-se que, na altura, o Governo alegou a necessidade de modernização da linha do Caminho-de-Ferro de Moçâmedes e a retirada de famílias que residiam em zonas consideradas de risco para as demolições.

XS
SM
MD
LG