Links de Acesso

Trending: A origem sombria da Black Friday


Arquivo - Consumidores passam por lojas que assinalam promoções Black Friday

Muitas pessoas acreditam que chamamos ao dia seguinte ao Dia de Ação de Graças " Sexta-feira Negra (Black Friday) “porque muitas lojas se tornam lucrativas no grande dia de compras e vão “para o preto” (em oposição a estarem no vermelho comercialmente). As verdadeiras origens do termo são um pouco mais sombrias.

Por que é chamado de "Black Friday"? A maioria das pessoas conhece a Black Friday como o dia após o Dia de Ação de Graças, quando as lojas abrem cedo e oferecem várias promoções. Essas lojas geralmente estão "no azul" (lucrativas) naquele dia.

Arquivo: Multidão de consumidores no Macy's de Nova Iorque na Black Friday. Nov. 22, 2018.
Arquivo: Multidão de consumidores no Macy's de Nova Iorque na Black Friday. Nov. 22, 2018.

Mas a verdadeira história da Black Friday é mais sombria. O termo "Black Friday" foi usado pela primeira vez em 24 de setembro de 1869, quando dois investidores, Jay Gould e Jim Fisk, aumentaram o preço do ouro e causaram um crash naquele dia. A bolsa caiu 20% e o comércio exterior parou. Os agricultores sofreram uma queda de 50% no valor da colheita de trigo e milho.

Na década de 1950, a polícia da Filadélfia usou o termo "Black Friday" para se referir ao dia entre o Dia de Ação de Graças e o jogo Exército-Marinha. Enormes multidões de consumidores e turistas foram para a cidade naquela sexta-feira, e os polícias tiveram que trabalhar longas horas para dar assistência à multidão e ao trânsito.

Os comerciantes da região tentaram mudar o nome para "Big Friday", mas o nome alternativo nunca pegou.

No final dos anos 1980, "Black Friday" espalhou-se nacionalmente com a história de fundo mais positiva do "vermelho para preto".

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG