Um tremor de terra de magnitude 5.3 foi sentido nas ilhas de Santo Antão e de São Vicente, em Cabo Verde às 3:05 desta quinta-feira, 26, revelou o Serviço Geológico dos Estados Unidos, que monitora a actividade sísmica em todo o mundo.
A agência de notícias de Cabo Verde Inforpress falou com pessoas em Santo Antão que acordaram assustadas com o tremor, para muitas considerado forte, e até descreveram algum derrube de pedras.
Em São Vicente, vários moradores relataram o tremor nas redes sociais.
Até agora não há registos de danos físicos ou pessoais.
Um relatório emitido mais tarde pelas pelas Instituições de Pesquisa Incorporadas para Sismologia (IRIS), também o referiu ao tremor como sendo de magnitude 5.3, enquanto o Centro Alemão de Pesquisa em Geociências (GFZ) apontou para uma magnitude de 4.9 e o Centro Sismológico Europeu-Mediterrâneo (EMSC) indicou 5.1.
Aquelas agências dizem que, com base nos dados sísmicos preliminares, o terremoto não deve ter causado danos significativos, mas provavelmente foi sentido por muitas pessoas como uma leve vibração na área do epicentro.
As mesmas fontes indicam que a agitação fraca poderá ter sido sentida em Carvoeiros (pop. 5.600) localizado a 73 km do epicentro, Mindelo (pop. 70.600) a 73 km, Ponta do Sol (pop. 4.100) a 85 km, Ribeira Grande (pop. 3.000) 86 km de distância, e Pombas (pop. 1.800) 86 km de distância.
O Instituto Nacional Meteorologia e Geofisica de Cabo Verde não tem qualquer referência ao fenómeno no site nem na sua página no Facebook.
Fórum