Links de Acesso

Três crianças recuperadas de cárcere privado em Nampula


Abuso de crianças, Moçambique
Abuso de crianças, Moçambique

Em Nampula, três crianças foram recuperadas, pela polícia, nesta quarta-feira, 12, numa residência, no bairro de Mutauanha, onde eram mantidas em cárcere privado desde o último dia um de Junho.

Três crianças recuperadas de cárcere privado em Nampula
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:15 0:00

A polícia ainda não se pronunciou, mas os residentes afirmam que tinham sido sequestradas por cidadãos estrangeiros.

Residentes, que se aglomeraram junto à casa onde estavam as crianças, com idades entre sete a 15 anos, disseram que elas foram recuperadas depois de uma delas ter fugido e informar a polícia local.

De seguido, os polícias deslocaram-se à casa e conseguiram libertar as outras duas crianças.

Três cidadãos estrangeiros, provavelmente nigerianos,disseram os residentes, foram detidos, alegadamente por serem mentores do sequestro. Uma médica, que se julgam ser esposa de um dos sequestradores, foi também detida.

Os moradores de Mutauanha decidiram fazer justiça com as suas mãos e iniciaram a vandalização da residência dos acusados, o que obrigou a polícia a enviar a unidade de intervenção rápida, que usou gás lacrimogéneo para acalmar os ânimos. Há registo de feridos.

Os residentes disseram que estavam surpreendidos com a situação, porque alguns dos acusados são líderes de uma igreja local.

Eles acreditam que o grupo já vinha raptando crianças para tráfico humano e pedem justiça.

O comando provincial da PRM em Nampula ainda não se pronunciou sobre o assunto, mas prometeu fazê-lo depois de concluir as investigações preliminares.

XS
SM
MD
LG