Links de Acesso

Três crianças em abrigos nos Estados Unidos podem ser libertadas e breve


Ministério das Relações Exteriores alertou ao embaixador americano em Brasília para "traumas" nas crianças

O Ministério das Relações Exteriores informou nesta segunda-feira, 25, que há três crianças brasileiras detidas em abrigos nos Estados Unidos para as quais há a "expectativa" de que "sejam libertadas nos próximos dias para ficarem com parentes".

Para manter a privacidade dessas crianças, o Ministério não deu maiores detalhes sobre quem elas são, nem como pode se dar a liberação.

Na semana passada, foi informado que havia49 crianças brasileiras em abrigos nos Estados Unidos, depois de terem sido separadas dos pais na fronteira devido à política de "tolerância zero" do Governo americano com imigrantes que entraram ilegalmente no país.

O Itamaraty não informou se o número permanece inalterado ou se houve novas liberações ou detenções desde então.

O Ministério das Relações Exterioresenviou uma carta ao embaixador americano em Brasília em que alertou para o temor de que os detidos, por serem jovens, "estejam sofrendo trauma psicológico que poderá deixar sequelas graves ao longo de todas as suas vidas" e pediu que "predomine a visão de solidariedade e generosidade que historicamente permeou os caminhos traçados pelo povo e pelos governantes norte-americanos em relação à matéria".

XS
SM
MD
LG