Links de Acesso

Top Ten Americano


 Bob Dylan actuando no Wiltern Theatre em Los Angeles
Bob Dylan actuando no Wiltern Theatre em Los Angeles

Bob Dylan entregou à Academia Sueca o seu discurso de aceitação do Prémio Nobel de Literatura e poderá receber o valor em dinheiro de 923 mil dólares.

As regras da academia determinam que para receber o prémio em dinheiro o premiado deve entregar um discurso de aceitação. O envio deve ser feito dentro de um período máximo de seis meses depois de 10 de dezembro, data da cerimónia da premiação que coincide com o aniversário da morte de seu fundador, Alfred Nobel.

No texto, Bob Dylan quis refletir e demonstrar a ligação entre as canções que compôs e a literatura que leu, discorrendo longamente sobre três obras em particular, que lhe forneceram matéria de inspiração para várias canções: "Moby Dick", de Herman Melville, "A Oeste nada de novo", de Erich Maria Remarque, e "Odisseia", de Homero.

Para Bob Dylan, todos esses livros, assim como outros clássicos, como "D. Quixote" e "Robinson Crusoe", deram-lhe "uma certa perspetiva de encarar a vida, um conhecimento sobre a natureza humana e uma medida para todas as coisas".

Top Ten Americano: Bob Dylan, o Nobel
please wait

No media source currently available

0:00 0:20:22 0:00

XS
SM
MD
LG