Links de Acesso

Campanha de apoio a William Tonet arrecadou mais de 70 mil dólares


William Tonet, jornalista e advogado poderá pagar uma caução de cem mil dólares
William Tonet, jornalista e advogado poderá pagar uma caução de cem mil dólares

Os valores ora arrecadados vão ser encaminhados para o jornalista condenado a pagar a indemnização de 100 mil dólares

Terminou a campanha de angariação de fundos de solidariedade para com o jornalista do "Folha-8", William Tonet que decorreu durante sete dias. USD 71.711,00 dólares americanos foi o valor total arrecadado.

Esta campanha promovida por duas organizações da sociedade civil, nomeadamente a AJPD e a Associação Mãos Livres, mobilizou um total de 40 voluntários distribuídos em postos de recolha fixados nos municípios de Luanda.

A campanha estendeu-se igualmente a sete províncias. Luanda e Cabinda foram as que mais se destacaram.Cerca de três mil e quinhentas pessoas participaram do movimento.

As colectas recebidas variaram de mínimos de um dólar americano (cinco kwanzas) a máximos de USD 5000 mil (um milhão e 50 mil kwanzas).

As contribuições segundo o relatório hoje divulgado, vieram de pessoas singulares e colectivas, incluindo partidos políticos que entretanto não foram identificados pela organização.

Destaque-se ainda as contribuições de juízes, procuradores, oficiais generais e da polícia nacional. Quando perguntados se o fizeram de modo aberto ou sob anonimato, a organização escusou-se aprofundar mais.

Os valores ora arrecadados vão ser encaminhados para o jornalista condenado a pagar a indemnização de 100 mil dólares americanos pela 7ª Secção do Tribunal Provincial de Luanda, depois do julgamento por crime de Difamação.

Esta é a primeira vez que uma campanha do género é organizada com sucesso.

Instado a interpretar a adesão massiva por parte dos cidadãos, António Ventura, da AJPD, disse que esta é expressão do descontentamento do povo pelo modo de enriquecimento dos titulares de cargos públicos.

Contactado pela VOA, William Tonet disse que o dinheiro servirá o fim para o qual foi recolhido, sobretudo tendo em atenção a decisão que o Tribunal Supremo irá tomar. Se não se confirmar a condenação aplicada pelo Tribunal Provincial de Luanda, qualquer destino a ser dado aos valores vai ser colectivamente decidido com os organizadores da iniciativa e publicamente comunicada a sociedade.

XS
SM
MD
LG