Links de Acesso

Todos devem ajudar a Guiné-Bissau, diz o embaixador americano Tulinabo Mushingi


Embaixador Tuninabo Mushingi

“Todos devemos ajudar. É um país onde há coisas que funcionam bem, mas há o impasse político", embaixador Mushingi.

O embaixador dos Estados Unidos na Guiné-Bissau, Tulinabo Mushingi, diz que o país da África ocidental precisa da ajuda de todos para ultrapassar o impasse político.

“Todos devemos ajudar. É um país onde há coisas que funcionam bem, mas há o impasse político. Parece que todos falam de problemas antes das oportunidades (…) há esperança que estamos a ir além do impasse político”, diz Mushingi.

O diplomata diz que os Estados defendem que “todos os guineenses devem sentar-se juntos discutir, concordar com uma solução para resolver os problemas. Toda a gente deve colocar os interesses do país, do povo, acima dos interesses pessoais, dos diferentes partidos”.

Mushingi diz que “nós, Estados Unidos devemos continuar ao lado do povo da Guiné-Bissau, ajudar a sair deste impasse político, porque o interesse do povo da Guiné-Bissau e povo americano dependem de umum sistema político fiável, transparente e com princípios democráticos”.

Os dois países cooperam, entre outras áreas, na segurança, comércio e boa governação.

Na segurança, Os Estados Unidos esperam a ajuda da Guiné-Bissau na luta contra o terrorismo e narcotráfico.

No comércio, Mushingi fala de um investimento americano na cadeia de valor da castanha de caju no Senegal, Gâmbia e Guiné-Bissau.

“Vamos investir 38 milhões de dólares para trabalhar com os três países, isso vai ajudar a prosperidade, em particular na Guiné-Bissau, onde a castanha é um produto importante”.

Acompanhe a entrevista:

Todos devem ajudar a Guiné-Bissau, embaixador americano Tulinabo Mushingi
please wait

No media source currently available

0:00 0:16:32 0:00

Mushingi, acreditado na Guiné-Bissau desde 2017, com residência em Dakar, Senegal, foi embaixador no Burkina Faso. Na sua carreira diplomática, trabalhou na Etiópia, Tanzânia, Malásia, Marrocose Moçambique.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG