Links de Acesso

Timor Leste apoia São Tomé e Príncipe no recenseamento eleitoral


O apoio estende-se às presidenciais de 2016.

O Governo de Timor Leste vai ajudar São Tomé e Príncipe a realizar o próximo recenseamento eleitoral e as eleições presidenciais de 2016.

Para o efeito está no arquipélago uma delegação timorense chefiada pelo vice-ministro da Administração Estatal.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:34 0:00
Faça o Download

A reunião de trabalho com a Comissão Eleitoral Nacional de São Tomé e Príncipe está agendada para esta terça-feira.

Hoje, a equipa de Timor Leste reuniu-se com os líderes parlamentares da ADI, no poder, e do MLSTP-PSD e do PCD, na oposição.

A delegação terá igualmente encontros de trabalho com o presidente do Supremo Tribunal de Justiça e o ministro são-tomense da Administração Interna para avaliar o apoio na organização dos próximos actos eleitorais, nomeadamente o recenseamento eleitoral e as eleições presidenciais previstas para meados de 2016.

No encontro previsto com a Comissão Eleitoral Nacional, a delegação timorense deverá inteirar-se das realidades técnicas, logísticas e humanas desta instituição.

Entre os assuntos a serem discutidos, o destaque vai para a aquisição de uma nova base de dados, novos cartões eleitores em PVC, bem como novos e modernos kits de recenseamento eleitoral.

Depois de São Tomé e Príncipe a delegação timorense rumará à Bangui, República Centro Africana, também com o objectivo de reforçar a cooperação na área eleitoral com aquele país africano, membro do grupo G7+ presidido por Timor Leste e que visa promover o desenvolvimento em estados frágeis, saídos de situação de conflito.

XS
SM
MD
LG