Links de Acesso

Testes de mísseis são legítima defesa, diz a Coreia do Norte


A Coreia do Norte rejeitou hoje um comunicado do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o lançamento de míssil que realizou no final de semana e declarou que todos os seus testes são "medidas de legítima defesa" concebidas para proteger seu povo.

Na segunda-feira, o Conselho de Segurança criticou o lançamento do míssil, pedindo a seus membros que "redobrem esforços" para aplicar sanções contra a Coreia do Norte, mas não deu sinais de quais acções pode adoptar.

Segundo a Reuters, Han Tae Song, o novo embaixador da República Democrática Popular da Coreia (RDPC), nome oficial da Coreia do Norte, na ONU em Genebra, falou na Conferência sobre o Desarmamento um dia depois de assumir o posto.

"Os vários disparos de teste realizados pela RDPC para criar mecanismos de legítima defesa são, sem excepção, medidas de legítima defesa para proteger a soberania nacional e a segurança do povo contra ameaças diretas de forças hostis", disse Han ao fórum de 61 países.

"O teste de lançamento bem-sucedido de um míssil de alcance médio para longo em 12 de fevereiro é parte das medidas de legítima defesa", afirmou.

"A este respeito, minha delegação rejeita enfaticamente o comunicado mais recente do Conselho de Segurança da ONU e todas as resoluções da ONU contra meu país."

XS
SM
MD
LG