Links de Acesso

Tensão política aumenta em Cabo Verde


Analista político Corsino Tolentino critica actuação dos deputados.

A última semana em Cabo Verde foi cheia de incidentes no campo político, com um claro aumento da crispação entre o PAICV e o MpD, os dois principais partidos.

Na segunda-feira, o primeiro-ministro José Maria Neves disse num debate parlamentar sobre a política externa que cabe ao Governo definir e dirigir essa política.

No mesmo dia, o Presidente da República Jorge Carlos Fonseca reconheceu a definição da política externa é da responsabilidade do Governo, mas que cabe ao Chefe de Estado representar o Estado.

Ontem, os deputados das duas bancadas protagonizaram momentos de muita agitação no parlamento tendo o presidente da Assembleia Nacional suspenso a sessão.

Na ocasião o líder da bancada do MpD acusou dois deputados do PAICV, no poder, de tentativa de agressão do antigo primeiro-ministro e ex-lider do partido Carlos Veiga.

O Paicv respondeu hoje dizendo que tudo não passou de encenação e que o MpD deve pedir desculpas ao presidente do parlamento e à Nação.

O correspondente da VOA em Cabo Verde Eugénio Teixeira falou com o analisa político Corsino Tolentino, antigo governante e embaixador, sobre o ambiente político no país.

please wait

No media source currently available

0:00 0:03:12 0:00
Faça o Download
XS
SM
MD
LG