Links de Acesso

Ted Cruz sai na frente entre os republicanos


Ted Cruz
Ted Cruz

Hillary Clinton declara vitória apertada, Partido Democrata não divulga resultados.

O senador Ted Cruz foi o grande vencedor do caucus de Iowa, a primeira votação para a indicação do candidato presidencial do Partido Republicano, nos Estados Unidos, deixando a uma boa margem de distância o multimilionário e até agora imbatível nas sondagens,Donald Trump.

Do lado democrata, o mais apertado caucus da história deu uma ligeira vantagem à a ex-secretária de Estado Hillary Clinton sobre o senador Bernie Sanders.

O conservador do Texas, Cruz, teve 27,7 por cento dos votos, contra 23,3 por cento de Trump e 23,1 do senador Marco Rubio.

Donald Trump
Donald Trump

A vitória de Ted Cruz e o bom desempenho de Rubio, considerado o desejado pelo establishment republicano, depois de Jeb Bush nunca se ter afirmado na corrida, podem deter o ímpeto de Trump, cuja candidatura tem alarmado os principais líderes do partido Republicano e tem sido marcada por polémicas, entre elas o impedimento temporário de entrada de muçulmanos nos Estados Unidos e a promessa de construir um muro na fronteira do país com o México.

"Esta noite é uma vitória para os conservadores corajosos de Iowa e em toda esta grande nação", disse Cruz, de 45 anos, em discurso de vitória que durou mais de 30 minutos.

Antes, surgiu um Trump estranhamente humilde que felicitou Cruz e disse que ainda espera obter a nomeação republicana.

"Eu estou apenas honrado", reiterou Trump, de 69 anos.

De forma incomum, grandes multidões lotaram escolas, igrejas e outros locais para as assembleias de voto nas quais os eleitores se reúnem para seleccionar um candidato.

Hillary Clinton, com o marido Bill Clinton e a filha Chelsea
Hillary Clinton, com o marido Bill Clinton e a filha Chelsea

Do lado democrata, a ex-primeira dama, antiga senador e ex-secretária de Estado Hillary Clinton diz ter sentido “um grande suspiro de alívio” ao conseguir apenas quatro delegados a mais que o seu adversário Bernie Sanders.

Ela perdeu em Iowa para o então senador Barack Obama na corrida democrata de 2008 e nunca mais se recuperou naquela disputa contra o actual presidente dos EUA.

E as sondagens indicavam que Sanders podia ganhar ontem.

O Partido Democrata ainda não divulgou os números finais, mas o director de campanha de Clinton no Estado de Iowa, Matt Paul, disse nesta terça-feira em comunicado que "Hillary Clinton venceu o Caucus de Iowa”.

Bernie Sanders
Bernie Sanders

Os resultados da disputa democrata colocam pressão sobre Clinton para deter o apoio a Sanders, que ganhou espaço entre eleitores politicamente de esquerda comas suas promessas de enfrentar Wall Street e dar um novo início à reforma da saúde.

Sanders, de 74 anos, declarou estar extremamente feliz. O parlamentar, que deu um largo sorriso ao se dirigir aos seus apoiantes, o que não é comum nele, lidera as pesquisas em New Hampshire, mas está atrás de Clinton noutros Estados, como Carolina do Sul, que receberá a terceira votação.

XS
SM
MD
LG