Links de Acesso

Taxa de católicos na América Latina desce para menos de 70 por cento


A percentagem de habitantes católicos na América Latina desceu de 90 para 69% nas últimas três décadas, de acordo com uma sondagem do centro de sondagens norte-americano Pew Research.

A sondagem indica que 69% dos adultos da América Latina dizem ser católicos, uma descida dos 90% estimados durante grande parte do século XX. O declínio parece ter-se acelerado recentemente, uma vez que 84 por cento dos inquiridos afirma ter tido uma educação católica, o que significa que houve uma queda de 15 pontos percentuais numa só geração".

A América Latina tem 425 milhões de católicos, que representam cerca de 40% do total, diz ainda o Pew Research, que nota que as maiores quedas entre a percentagem de crianças que são educadas de forma católica e os adultos que se apresentam como católicos acontecem na Nicarágua, Uruguai e Brasil, país onde 81% das pessoas são criadas segundo o catolicismo, mas apenas 61% são actualmente católicos.

Segundo analistas, o crescimento das igrejas evangélicas no continente é a principal causa da redução de católicos na região mais católica do mundo.

XS
SM
MD
LG