Links de Acesso

Talibã prometem cessar-fogo nas celebrações do fim do Ramadão


Foto de arquivo de militantes Talibã em Shindand distrito da província de Herat, Afghanistão, 27 de Maio, 2016.
Foto de arquivo de militantes Talibã em Shindand distrito da província de Herat, Afghanistão, 27 de Maio, 2016.

Os Talibã anunciaram neste Sábado, 9 de Junho, que vão parar as ofensivas contra o exército do governo no Afeganistão durante três dias das festas do Eid, que marcam o fim do Ramadão.

O cessar-fogo coincide com a interrupção de uma semana das operações anti-Talibã por parte do Presidente afegão Ashraf Ghani, que vão começar a 12 de Junho.

Presidente Ashraf Ghani
Presidente Ashraf Ghani

Um comunicado dos Talibã diz que a sua liderança decidiu igualmente parar com as reuniões dos militantes em áreas civis durante esse período para permitir que as pessoas celebrem pacificamente o Eid. Mas os Talibã prometem continuar a atacar as coligação liderada pelas forças americanas no país.

Esta vai ser a primeira vez desde 2002 que o grupo insurgente islâmico cessa hostilidades no Afeganistão, onde controla ou contesta actualmente cerca de 407 distritos afegãos.

Um porta-voz em Cabul disse que o governo aceita de bom grande quaisquer passos dos Talibã que conduzam à redução do derramamento de sangue no país.

Mohammad Haroon Chakhansoori disse que o governo espera que os Talibã implementem o seu anúncio de cessar-fogo e que este processo de cessar-fogo temporário se torne em algo a longo termo e resulte na paz sustentável no Afeganistão.

Por seu lado, os Talibã disseram em comunicado que o seu chefe Mullah Haibatullah Akhunzada vai libertar alguns prisioneiros que prometeram que não vão voltar para o exército afegão.

O Presidente Ashraf Ghani disse na quinta-feira, 7, que a interrupção das operações contra os Talibã tem como objectivo encorajá-los a participarem em conversações para a resolução do conflito de 17 anos.

XS
SM
MD
LG