Links de Acesso

Talibã confirma dois americanos entre estrangeiros detidos no Afeganistão


Familiares e funcionários dos EUA identificaram um dos americanos detidos como Ryan Corbett, enquanto a identidade da segunda pessoa não foi revelada

O governo talibã do Afeganistão confirmou no domingo a detenção de "vários cidadãos estrangeiros, incluindo dois americanos" por alegada violação das suas leis. Zabihullah Mujahid, o principal porta-voz dos Taliban, disse à rádio estatal afegã que tinham informado os Estados Unidos sobre a detenção dos seus cidadãos. Não forneceu quaisquer pormenores adicionais, nem revelou as nacionalidades dos outros detidos. Familiares e funcionários dos Estados Unidos identificaram um dos americanos detidos como Ryan Corbett, enquanto a identidade da segunda pessoa não foi revelada.

É a primeira vez que os Talibãs reconhecem publicamente a detenção de dois cidadãos norte-americanos. Até à data, apenas tinham comunicado a detenção de Corbett.

Corbett foi detido em agosto de 2022, um ano depois de o grupo islamita ter recuperado o poder no Afeganistão, na sequência da retirada das tropas ocidentais lideradas pelos Estados Unidos, após quase 20 anos de guerra com os talibãs, então insurrectos.

A família de Corbett tem ultimamente intensificado os apelos para que a administração do Presidente Joe Biden faça mais para garantir a sua libertação rápida e segura. Segundo a CNN, Corbett conseguiu telefonar à sua mulher Anna e aos seus três filhos na semana passada, pela quinta vez desde a sua detenção.

Mathew Miller, porta-voz do Departamento de Estado, disse que os EUA estão a trabalhar para garantir a libertação de todos os cidadãos americanos "detidos injustamente" no estrangeiro. Corbett afirmou que os funcionários dos EUA, em reuniões com representantes dos Talibãs, "pressionaram continuamente" para que libertassem todos os detidos americanos imediata e incondicionalmente.

Corbett e a sua família viveram no Afeganistão durante anos antes de serem evacuados durante a tomada do poder pelos talibãs em agosto de 2021. Dirigiu e supervisionou projetos humanitários para organizações não governamentais, centrados na saúde e na educação. Corbett voltou ao Afeganistão duas vezes em 2022 e foi detido pelos talibãs na sua segunda viagem, mas não foi acusado de nenhum crime, de acordo com a sua família.

Fórum

XS
SM
MD
LG