Links de Acesso

São Tomé e Príncipe "preso" à espera dos resultados eleitorais


CEN deve anunciar resultados hoje
CEN deve anunciar resultados hoje

MLSTP/PSD reclama maioria absoluta, primeiro-ministro reconhece ter perdido maioria mas espera governar

O MLSTP/PSD, na oposição, reivindicou a vitória, por maioria absoluta, nas eleições de ontem em São Tomé e Príncipe, enquanto a ADI, no poder, reconheceu ter perdido a maioria, mas acredita que vai governar em coligação.

Por seu lado, o primeiro-ministro Patrice Trovoada e líder da ADI afirmou não ter dados privilegiados da Comissão Eleitoral Nacional (CEN), mas reconheceu que o partido perdeu a maioria, mas que poderá coligar com outra formação política.

"Está claro que à luz dos resultados provisórios, o ADI perdeu a maioria absoluta. Por conseguinte, teve nestas eleições um mau resultado", afirmou Trovoada para quem "está tudo em aberto, nomeadamente a possibilidade de o ADI continuar a governar São Tomé e Príncipe".

O primeiro-ministro considerou que "a governação só será possível com coligações, entendimentos".

Na eleição regional do Príncipe, UMPP de José Cardoso Cassandra, Tozé declarou-se vencedor com uma maioria absoluta de cinco, dos sete deputados regionais seguido de MVDP de Nestor Umbelina com dois lugares.

A CEN agendou para tarde de hoje a divulgação dos resultados provisórios das eleições legislativas, autárquicas e regional realizadas domingo no País, de acordo com a lei eleitoral.

XS
SM
MD
LG