Links de Acesso

Sul-africano Mbongeni Ngema afastado do musical “Sarafina” por assédio sexual


Nesta imagem de arquivo, cena do musical Sarafina.
Nesta imagem de arquivo, cena do musical Sarafina.

O escritor e encenador sul-africano Mbongeni Ngema foi afastado pela gestão da companhia Johannesburg Theatre da posição de co-encenador da reposição do seu icónico musical Sarafina, por assédio sexual.

O Daily Maverick escreve que Ngema, de 64 anos de idade, foi afastado após uma actriz ter se queixado de assédio sexual e intimidação.

Ngema, segundo a queixosa, fez várias chamadas a declarar o seu amor e sugerindo que a conversa fosse secreta.

É a segunda vez, este ano, que Ngema é acusado de assédio sexual. Em Março teve a queixa de uma jornalista do “Daily Maverick”, que o entrevistara por ocasião da reposição de outro seu clássico, Woza Albert.

O assistente de palco de Ngema, Sam Madikane, foi também afastado, por ter entrado no quarto de uma das actrizes sem consentimento e numa altura em que ela vestia.

O histórico musical, de 1987, vai a palco a partir de hoje em Joanesburgo, sob direcção do irmão mais novo de Mbongeni, Nhlanhla Ngema.

A obra, que inspirou um filme com a americana Whoopi Goldberg, é uma das importantes referências criticas às atrocidades do regime minoritário do Apartheid, no caso o Estado de Emergência que era destinado a reprimir manifestações a favor da libertação de Nelson Mandela e fim do racismo.

XS
SM
MD
LG