Links de Acesso

Sudão: EUA enviam 45 militares para proteger norte-americanos


Os Estados Unidos enviaram 45 militares para o Sudão do Sul, onde se intensificaram os combates entre rebeldes e as tropas leais ao Governo. Numa carta dirigida ao Congresso, o Presidente norte-americano, Barack Obama, disse que o contingente foi enviado para proteger cidadãos norte-americanos e bens.

O anúncio foi feito depois de três "capacetes azuis" de origem indiana terem morrido na sequência de um ataque, na quinta-feira, contra uma base das Nações Unidas no Sudão do Sul. A tensão no país tem subido de tom desde o afastamento, em Julho, do vice-presidente, Riek Machar, apoiado maioritariamente por elementos da etnia Lou Nuer.

Na sequência do afastamento, Machar lançou um apelo ao exército para derrubar o chefe de Estado, Salva Kiir. Desde domingo, os combates entre facções do exército, qualificadas pelas autoridades como uma tentativa de golpe de Estado conduzida por Riek Machar, causaram cerca de 500 mortos e 800 feridos, estimam as Nações Unidas.

Os confrontos mostram as profundas rivalidades políticas, e por vezes étnicas, existentes no seio do regime, com origem nas décadas de rebelião que levaram à independência do Sudão do Sul, em julho de 2011.
XS
SM
MD
LG