Links de Acesso

Sudão do Sul e República Centro Africana preocupam chefes de Estado dos Grandes Lagos


Saudaram os contributos das Nações Unidas e da União Europeia nos esforços para a estabilização da regão.

Os chefes de Estado de Governo da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos, reunidos ontem em Luanda, afirmaram-se preocupados com a recente escalada de violência e deterioração da situação humanitária no Sudão Sul e na República Centro Africana que resultaram na morte cidadãos e na destruição de infraestruturas.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:44 0:00
Faça o Download

Na sua declaração política os chefes de Estado e de Governo saudaram a mediação do conflito no Sudão Sul e os actuais esforços visando a estabilidade na República Centro Africana.

Outra saudação vai para o diálogo encetado pelo Governo da RDC e do movimento rebelde M23 sob a mediação do presidente do Uganda Yoweri Museveni.

Os chefes de Estados dos países deste grupo regional pediram à União Africana e seus parceiros para fortalecerem a Missão Internacional para a estabilização da República Centro Africana e manifestaram o seu apoio às iniciativas desta organização continental e seus parceiros no que tange à situação humanitária no Sudão Sul e na República Centro Africana.

Saudaram ainda os contributos das Nações Unidas e da União Europeia nos esforços para a estabilização da regão e comprometeram-se a continuar a implementar o Quadro de Paz, Segurança e Cooperação para a República Democrática do Congo e a Região.

Os Chefes de Estado membros dos Grandes Lagos decidiram também orientar o Comité para a Prevenção e Punição de Genocídio, Crimes de Guerra e contra a humanidade para realizar auditorias no Sudão Sul e na República Centro Africana o mis rápido possível.

Aqueles governantes, pediram aos serviços de inteligência do grupo regional informações sobre ligações existentes entre as Forças negativas de ADF e o grupo terrorista do Al Shabaab bem como analisar as ameaças relacionadas com o terrorismo na região .

Os chefes de Estado dos Grandes Lagos marcaram a próxima Cimeira para 15 de Dezembro de 2015 na República do Quénia .
XS
SM
MD
LG