Links de Acesso

Sucessão de João Lourenço não é um jogo de “wela”, diz Bento Kangamba


Bento dos Santos Kangamba
Bento dos Santos Kangamba

General desmente que haja divisões dentro do MPLA sobre sucessão ou não de João Lourenço após fim do seu mandato

O general na reforma Bento Kangamba negou que houvesse divisões dentro do MPLA sobre as revisões constitucionais.

Falando à Voz da América em Benguela, o general abordou notícias de que numa recente reunião do Comité Central do MPLA o antigo secretário geral do partido Álvaro de Boavida Neto teria criticado o Presidente João Lourenço pela referência a uma eventual alteração da Constituição da República.

O Presidente disse recentemente estar pronto a iniciar discussões com os partidos da oposição sobre alterações à Constituição algo que a UNITA diz aceitar, mas sem qualquer alteração ao limite a dois mandatos do Presidente.

Bento Kangamba fala em sucessão natural, imposta por lei, e acrescenta que o perfil do próximo líder exige responsabilidade na hora das escolhas.

"Não tratamos isso assim de ânimo leve, não pode ser tipo estamos a jogar ‘wela’, entra o meu primo ou irmã", disse.

“O partido vai ver que saúde goza o nosso líder, que saúde goza o MPLA e depois sentamos. Quando alguém acaba um mandato é claro que tem de haver sucessão”, disse o general Kangamba.

Ele destacou que Álvaro de Boavida Neto foi aplaudido por ter avançado com novos métodos de trabalho.

“Quando falas algo que interessa aos membros do Comité Central… o camarada Boavida foi aplaudido porque abordou aquilo que devemos fazer”, disse.

“As pessoas querem encontrar divisões e intrigas, só que não há”, acrescentou.

“Nós, militantes, sabemos que são mais cinco anos, estamos a pensar nas comunidades, mudar as condições sociais das populações, fazer sentir o programa junto dos mais pobres”, disse ainda Bento Kangamba.

Fórum

XS
SM
MD
LG