Links de Acesso

Subsecretária geral da ONU Amina Mohammed e líderes mundiais juntam-se a favor de Moçambique


Amina Mohammed, subsecretária da ONU

A antiga primeira-dama de Moçambique Graça Machel e antiga primeira-ministra Luísa Diogo também participarão no evento

A subsecretária-geral da ONU integra uma missão de líderes femininas e de organizações internacionais que pretende mobilizar mais apoios humanitários para a província de Cabo Delgado, ante a catástrofe provocada pelos ataques de grupos extremistas.

Ainda nesta quinta-feira, 27, Amina Mohammed reúne-se virtualmente com personalidades regionais e da Rede de Mulheres Líderes Africanas.

As Nações Unidas apoiam uma maior mobilização feminina, o reforço da liderança e da representação do grupo para promover progressos e a implementação de respostas inclusivas e sustentáveis.

No evento serão apresentadas mensagens de solidariedade das antigas Presidentes do Malawi, Joyce Banda, da República Centro-Africana, Catherine Samba-Pandza, e das Maurícias, Ameena Gurib-Fakim.

A antiga primeira-dama de Moçambique e activista social Graça Machel e a antiga primeira-ministra moçambicana Luísa Diogo também participarão no evento.

Mais de 714 mil pessoas, a maioria mulheres e meninas, foram obrigadas a deixar as suas casas devido às acções dos insurgentes em Cabo Delgado.

Milhares de crianças tiveram de abandonar a escola e a crise humanitária ameaça os meios de subsistência de comunidades, além de relatos de violações dos direitos humanos, tanto do lado dos insurgentes como das Forças de Defesa e Segurança de Moçambique.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG