Links de Acesso

STP: Preços de combustíveis aumentam e disparam custo de vida


Praça de Taxis, Cidade de São Tomé, São Tomé Príncipe

Prestadores de serviço de transportes públicos ajustaram os valores dos táxis, carrinhas e motorizadas.

O preço dos combustíveis aumentou nesta sexta-feira, 1, em São Tomé e Príncipe e os prestadores de serviço de transportes públicos não perderam tempo em ajustar os valores dos táxis, carrinhas e motorizadas.

A população mostra-se cada vez mais descontente com o agravamento do custo de vida.

STP: Preços de combustíveis aumentam e disparam custo de vida - 2:00
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:22 0:00

O aumento do preço dos combustíveis justificado pelo Ministério das Finanças com a subida do custo do petróleo no mercado internacional fixou o valor da gasolina em 35 dobras o litro, mais 5 dobras face ao preço anterior.

O gasóleo passou de 25 para 30 dobras e o petróleo doméstico de 15 para 17 dobras o litro.

Em média, os preços dos combustíveis aumentaram cerca de 20 por cento e os prestadores do serviço de transportes públicos anunciaram no mesmo dia a subida dos fretes.

“Onde os transportes custavam 15 dobras, passou para 20 e onde era 20 agora é 25. Isto no que toca a zona centro do país. Para as zonas norte e sul o aumento é de mais 10 dobras”, anunciou o presidente da Associação dos Taxistas São-tomenses, Plácido Paulo.

Perante a subida do preço dos combustíveis e dos transportes a população não tem dúvida que o custo de vida vai agravar ainda mais.

“Não temos outra saída agora é só aguentar até este dia. Tudo está a aumentar, não sei o que o Governo vai fazer com o povo”, disse um comerciante ambulante.

Enquanto aguardam a concretização da promessa do aumento do salário mínimo, os trabalhadores da função pública vão fazendo as contas à vida.

“Só o que vamos gastar para pagar o transporte para chegar ao trabalho é praticamente todo o nosso salário", disse um trabalhador da administração pública.

O Governo anunciou no mês passado o aumento do salário mínimo da função publica de 44 para 120 dólares a partir de Maio deste ano.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG