Links de Acesso

STP: Falta de combustível inquieta cidadãos


Foto de arquivo
Foto de arquivo

São Tomé e Príncipe está, desde desta terça-feira (6), sem gasolina na maioria das bombas, o que desespera taxistas, motoqueiros e a população, que reclama o aumento de cortes no fornecimento da energia eléctrica.

A crise surge quando o estado São-tomense tem para com Angola, através da petrolífera Sonangol, uma dívida de mais de 270 milhões de dólares de fornecimento de combustíveis. Os dois países estão a negociar um acordo de reestruturação da dívida, mas ainda não foi concretizado.

STP: Falta de combustível inquieta cidadãos
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:49 0:00

Para economistas, a má gestão e a dívida crónica à petrolífera Sonangol originam a rotura constante do stock de combustíveis em São Tomé e Príncipe.

"O próprio governo anunciou que o país está sem divisas para fazer importações", lembra o economista Paulo Barros, que sugere dois caminhos para a solução definitiva do problema: “Ou o Governo São-tomense consegue um acordo com a Sonangol para assegurar o fornecimento regular dos combustíveis, nas condições anteriores, ou tem que encontrar um parceiro alternativo nas mesmas condições, ou seja, entrega a crédito”.

Outro economista, Leoter Viegas defende uma nova política energética de forma que a Empresa de Água e Eletricidade, EMAE, possa ter lucros consumindo menos combustível.

“A EMAE só tem dado prejuízos ao país, com a sua gestão deficitária, fazendo aumentar a dívida com a Sonangol”, diz Viegas.

Fórum

XS
SM
MD
LG