Links de Acesso

STP: Autoridades punem jornalistas grevistas


Profissionais da Televisão São-tomense em greve, São Tomé e Príncipe
Profissionais da Televisão São-tomense em greve, São Tomé e Príncipe

Jornalistas e técnicos da comunicação social estão a ser alvo de sanções e processos disciplinares por terem participado na greve da Rádio Nacional e Televisão São-tomense, em finais do mês passado, exigindo o pagamento de subsídios.

Tal foi denunciando pelo sindicato da classe, que ameaça apresentar queixa à Organização Nacional dos Trabalhadores de São Tomé e Príncipe, a maior central sindical do país.

STP: Autoridades punem jornalistas grevistas
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:55 0:00

Contactados pela VOA, os profissionais sancionados recusaram-se a prestar declarações com receio de mais represálias.

Perante a situação, a presidente do sindicato da classe, Yolanda Graça, reuniu-se com o Secretário de Estado da comunicação social.

Escalas de mulheres grávidas alteradas

“Há Jornalistas que foram suspensos, há Jornalistas que estão proibidos de entrara na Rádio Nacional; mulheres grávidas viram a suas escalas alteradas e agora são obrigadas a fazer turnos de noite. São várias situações que achamos anormais”, disse Yolanda Graça.

Ela sublinhou que não obstante a reclamação do sindicato, o responsável pelo sector da comunicação social São-tomense, Adelino Lucas, ameaçou novas sanções.

“O senhor Secretário de Estado disse-nos que haverá mais sanções, nomeadamente cessação de contratos de trabalho, corte de salários, entre outras,” disse a sindicalista.

Yolanda Graça anunciou, entretanto, que foi entregue mais um pré-aviso de greve ao governo. “Devido ao incumprimento do memorando que visa o aumento dos salários da classe a partir de Maio deste ano".

O Secretário de Estado da Comunicação Social, que já havia considerado de “anárquica” a paralisação feita no mês passado disse, nesta segunda feira (6) que os casos de sanção “são procedimentos normais dos serviços da administração publica”.

XS
SM
MD
LG