Links de Acesso

Sociedade civil alerta: Conflito em Cabo Delgado pode potenciar a ocorrência de tráfico humano 


Campanha contra tráfico humano em Moçambique

Na véspera da celebração do Dia Mundial Contra o Tráfiico Humano, organizações da sociedade civil em Moçambique alertam que a vulnerabilidade das pessoas, fundamentalmente por causa do conflito armado em Cabo Delgado e elevados índices de pobreza, potenciam a ocorrência de situações de tráfico de seres humanos no país.

O Dia Mundial Contra o Tráfico de Pessoas assinala-se a 30 de Julho.

Sociedade civil alerta: Conflito em Cabo Delgado pode potenciar a ocorrência de tráfico humano
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:12 0:00

A pobreza é tida como a principal causa do tráfico humano em Moçambique, factor a que se juntam a ausência de oportunidades de emprego, busca de melhores condições de vida, demanda por mão-de-obra barata e para a prostituição forçada, baixo nível de escolaridade e discriminação das mulheres no acesso aos serviços de educação.

O sociólogo Francisco Matsinhe acaba de fazer um estudo sobre esta matéria para a Organização Justiça Social, e diz que a vulnerabilidade das mulheres e crianças afectadas pela guerra em Cabo Delgado, faz com que existam grupos de criminosos que actuam para violar os direitos dessas pessoas.

Violência doméstica em Nampula aumenta, dizem autoridades
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:32 0:00

Matsinhe diz ainda que a corrupção e políticas migratórias restritivas, que contribuem para o agravamento da vulnerabilidade das pessoas ao tráfico, faz com que seja difícil avaliar a dimensão do problema em Moçambique.

Por seu turno, Ângela Massango, do Grupo de Referência Contra o Tráfico de Pessoas, diz que situações desta natureza ocorrem um pouco por todo o país, "mas, nos últimos, as zonas sul e norte, têm-se destacado em termos de ocorrência de casos de tráfico de pessoas".

O Ministério Público reconhece as dificuldades que enfrenta para fazer face a este problema, porque "ao nível dos traficantes, existe uma cadeia bastante grande constituida por aquele que vai recrutar, aquele que transporta e ainda aquele que acolhe a pessoa traficada no lugar de destino".

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG