Links de Acesso

Sobas burlados em Malanje


 Sobas de Quirima
Sobas de Quirima

Autoridades dizem que tècnico da adminsitração de Quirima desviou salários das autoridades tradicionais

Oito meses de subsídios das autoridades tradicionais do município de Quirima, sul da província de Malanje, referente ao ano de 2017 foram desviados por um funcionário da Administração Municipal da localidade.

O dinheiro pertence a mais de 200 sobas, sobetas e regedores e corresponde aos subsídios de meses de Março a Outubro de 2017.

Roubaram sub´sidios de sobas de Malanje - 1:51
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:51 0:00

Pedro de Oliveira, soba de Matende, que revelou a burla, disse que na totalidade 212 dirigentes tradicionais foram afectados pela burla num total de oito meses de salários.

Matande queixou-se de que “o administrador não falou nada” e que os sobas se sentem abandonados.

“O município de Quirima é um município desconhecido?”, perguntou.

O sobeta Sidiango explicou que os valores variam de acordo com o grau de cada representante do poder tradicional

O governador de Malanje, através de um despacho ao abrigo da Lei da Administração Local do Estado, criou no dia 18 deste mês, uma comissão de inquérito ao administrador municipal de Quirima, Alberto de Jesus Baeta de Campos, na qualidade de gestor público naquela circunscrição territorial, com o objectivo de apurar os factos.

O documento, divulgado na rádio estatal local, refere que “se presume ter sido autor o senhor Raimundo Adelino Capemba, até então, técnico da Administração Municipal de Quirima”.

O director provincial de inspecção do governo da província coordena o inquérito que deverá produzir um relatório até ao próximo dia 18 de Fevereiro, sem prejuízo do correspondente processo que decorre os tramites legais junto do Serviço Provincial de Investigação Criminal (SIC) sob direcção do Ministério Público.

No município de Luquembo, também a sul de Malanje 84 autoridades tradicionais clamam igualmente por cinco meses de subsídios em atraso, mas a informação ainda não foi confirmada pela Administração da circunscrição.

XS
SM
MD
LG