Links de Acesso

Soba testemunha no caso Rafael Marques detido na Lunda Norte


Rafael Marques

Prisão dá-se a poucos dias da programada manifestação

Um soba que foi testemunha no processo movido pelo antigo Procurador-Geral da República (PGR), João Maria de Sousa, contra o jornalista e activista Rafael Marques foi detido na terça-feira, 19, pela Polícia Nacional na Lunda Norte, por alegadamente pretender dividir as Lundas.

A prisão foi efectuada a poucos dias de uma programada manifestação organização pelo Movimento do Protectorado das Lundas que luta pela autonomia da região.

As autoridadades já tornaramclaro que a não tencionam autorizar a manifestação marcada para Sábado.

O soberano “Muanangana” Muana Camulemba foi o primeiro a ser detido as dezanove horas de ontem, 19, no controlo policial quando regressava da Muxinda.

Há informações de que o motorista e familiares de Mwakapenda Kamulemba que estavam na sua viatura, incluindo um menor ambos foram detidos. Segundo os denunciantes, aquela autoridade tradicional, sem culpa, foi algemada e na esquadra policiam de Capenda foi despido

Policia prende autoridade tadicional na Lunda Norte - 2:11
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:11 0:00

Morena Casale Canhanga esposa do regedor de Capenda, Camulenga e Cuango disse à VOA que o esposo, que ela viu com algemas, é também acusado de incentivar protestos naquela província.

O soba MwaCapenda Camulemba é um dos assinantes da petição para a reabertura de um inquérito arquivado pela Procuradoria Geral da República em Junho de 2012 sobre denúncias de violações de direitos humanos no livro “Diamantes de Sangue, Corrupção e Tortura em Angola”, da autoria de Rafael Marques.

A polícia não se pronunciou ainda mas a VOA sabe que o soba não foi ainda formalmente acusado e que se encontra detido na unidade policial do Capenda, naquela província.

População revoltada com prisão

Ao meio da manha desta quarta-feira,20, centenas de populares revoltadas pretendiam iinvadir o Comando Municipal de Capenda pedir explicações da detenção

População irritada com prisão de lider tradicional na Lunda Norte -0:37
please wait

No media source currently available

0:00 0:00:37 0:00

O soberano “ Mwanangana” Muandumba da província da Lunda Sul disse à Voz da America que tudo foi feito para se evitar incidentes.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG