Links de Acesso

Só estatísticas honestas podem corrigir o que está mal, dizem especialistas angolanos


Só com estatísticas honestas é que o governo angolano poderá “melhorar o que está bom e corrigir o que está mal”.

Esta a conclusão de diversos peritos em estatísticas que afirmam que é com base em dados estatísticos fornecidos às autoridades que se preveem os planos de necessidades para determinado território.

No sector da Educação os dados estatísticos têm sido fundamentais para tomada de decisões certas que passam pela resolução de problemas sociais como a falta de escolas, de professores ou até mesmo sobre as desistências dos alunos.

Um exemplo disso vem da província do Kwanza Sul onde foi por meio da informação estatística que governo local tomou conhecimento sobre a necessidade de construção de mais escolas.

«Quando nós entregamos o número de alunos fora do sistema, isso alerta o governo para construção de mais escolas», considerou Duménio da Fonseca, Chefe da Secção de Planeamento e Estatística da Direcção Provincial da Educação do Kwanza Sul.

Fruto dos dados fiáveis fornecidos pelos especialistas em estatísticas o Ministério da Educação tem vindo a implementar um projecto denominado “Escolas Itinerantes”, que vão ao encontro dos alunos.

No Kwanza Sul a medida tem surtido efeito.

Foi com objectivo de aprovar novos modelos de recolha de dados estatísticos adequados aos indicadores da Agenda das Nações Unidas 2030 e ao Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação- PNDE - “Educar Angola 2030” do Ministério da Educação que se promoveu recentemente em Luanda, um seminário sobre Controlo de Qualidade de dados Estatísticos.

Os especialistas Direcções provinciais e Municipais da Educação de todo país partilharam experiências nos mais diversos níveis.

Nos últimos anos passos significativos têm sido dados para a melhoria do Sistema de Informação de Gestão da Educação que funciona numa plataforma via internet. Porém, apesar dos esforços, nem toda a informação tem estado disponível de forma oportuna, daí que o Ministério da Educação, através do seu Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística pretendeu com o seminário sobre Controlo de Qualidade de Dados Estatísticos municiar os técnicos de novas metodologias de recolha, tratamento e organização dos dados estatísticos.

O seminário sobre “Controlo de Qualidade de dados Estatísticos” enquadra-se nas acções desenvolvidas pelo Ministério da Educação no âmbito do Projecto Aprendizagem Para Todos para melhoria da qualidade de ensino em Angola.

XS
SM
MD
LG