Links de Acesso

Situação de pessoas com deficiência em Angola é ainda preocupante


A situação da pessoa portadora de deficiência em Angola é ainda preocupante.

Esta é a conclusão saída de um seminário sobre a inclusão da pessoa portadora de deficiência realizado recentemente no Lubango que juntou os sectores públicos e privados bem como organizações da sociedade civil local.

Portadores de deficiencias ainda com dificudlades em Angola -
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:49 0:00

A implementação da lei das acessibilidades aprovada em 2016 mas que tarda a efectivar-se e o regulamento do acesso ao emprego são entre várias algumas preocupações que inquietam este segmento social vulnerável.

O director do gabinete jurídico do governo provincial da Huíla, Nivaldino Cassiano, defende o envolvimento de toda a sociedade na protecção deste grupo vulnerável.

«Devemos pensar como é que temos agido no nosso dia-a-dia a começar pelas nossas casas. Existem mecanismos específicos para pessoas com necessidade especiais? Pensamos que não. E achamos que essa questão não deve ser remetida única e exclusivamente para o Estado, a questão da inclusão é um dever de todos nós», disse

Em Angola estima-se em 650 mil o número de pessoas portadoras de deficiência, ou seja, cerca de 2,5 por cento da população.

A directora nacional de apoio a pessoa portadora de deficiência do Ministério da Acção Social, Teresa Quivienguele, entende que é fundamental trabalhar forte nos programas de inclusão.

«Há consciência de que é preciso dar as mesmas oportunidades, os mesmos direitos as pessoas com deficiência. O que nós queremos é que os trabalhos as políticas os programas voltados a pessoa com deficiência sejam expandidos e que ao nível da comunidade as pessoas com deficiência sejam expandidos e que ao nível da comunidade exista um espaço em que as pessoas com deficiência tenham informação sobre quais são os seus direitos sobre quais são os serviços públicos e privados que existem», disse

As províncias da Huíla, Cunene e Cuanza-Norte são as regiões que mais concentram pessoas portadoras de deficiência em Angola, sendo que, existe o reconhecimento do dever de se melhorar a estatística.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG