Links de Acesso

"Situação é preocupante", diz João Lourenço sobre saúde de José Eduardo dos Santos


Presidente angolano, João Lourenço (esq), visita antigo Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos (dir) em Luanda, Angola, 4 Março 2022
Presidente angolano, João Lourenço (esq), visita antigo Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos (dir) em Luanda, Angola, 4 Março 2022

Presidente angolano garante que "o contacto com a família existe"

O Presidente angolano reconheceu que o estado de saúde do antigo Chefe de Estado, José Eduardo Santos e confirmou que o ministro das Relações Exteriores vai a Barcelona acompanhar de perto a situação.

"Podemos dizer que a situação é preocupante. Só as equipas médicas é que poderão dar mais informações", afirmou João Lourenço nesta quarta-feira, 29, à saída de uma visita à sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em Lisboa, Portugal.

Ele reiterou também, como tinha informado a Presidência, que "o contacto com a família existe" e ainda disse que o chefe da diplomacia Teté António segue ainda hoje para Barcelona para acompanhar a situação.

Situação de saúde de José Eduardo dos Santos é "preocupante"
please wait

No media source currently available

0:00 0:00:49 0:00

Ontem tanto a imprensa portuguesa como a angolana indicaram que a situação do antigo Presidente piorou nas últimas horas.

Fontes citadas pelo jornal português Expresso indicaram que está marcada para hoje uma reunião entre a família e a equipa do Centro Teknon, em Barcelona, onde Santos se encontra internado desde o dia 23.

De seguida, filha do antigo Chefe de Estado, Tchizé dos Santos reagiu dizendo que querem matar o pai que está "estável".

“O engenheiro José Eduardo dos Santos está vivo, os orgãos todos do corpo do eng. José Eduardo dos Santos estão a funcionar e o estado é estável”, continua a antiga deputada que aponta o dr. João Afonso, indicado pelo Governo para acompanhar o antigo Presidente, como quem está a “plantar estas informações nas mãos dos jornalistas”, para preparar a opinião pública.

Tchizé dos Santos afirma que “eles estão a tentar convencer a família(...) para pedir os médicos para desligar as máquinas” e reitera que “eu, como filha, nunca irei permitir que ninguém desligue máquinas de um pai vivo, que tem um coração a bater normalmente, que tem atenção boa”.

Ainda segundo Tchizé dos Santos, o pai caiu em casa há cerca de dois meses quando estava na companhia da esposa, “Ana Paula, e demoraram mais de 15 minutos para ligar a ambulância”.

“Isso foi o que mais prejudicou o JES”, conclui Tchizé dos Santos.

A VOA tem tentado falar com diferentes membros da família e personalidades do Governo, mas sem sucesso.

XS
SM
MD
LG