Links de Acesso

SINPROF diz que greve na Huíla tem adesão de 80 por cento


João Francisco, responsabiliza ministro da Educação pela greve
João Francisco, responsabiliza ministro da Educação pela greve

Sindicato afirma que professores não gostam de greve, mas o Governo os obrigou a avançar

O Sindicato Nacional de Professores (SINPROF) na Huíla diz estar satisfeito com os níveis de adesão à greve iniciada na quarta-feira, 5, e que se estende até amanhã.

Professores em greve na Huíla - 2:20
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:20 0:00

O SINPROF garante que o nível de adesão na província situa-se nos 80 por cento.

O secretário provincial do SINPROF, João Francisco, reitera estar satisfeito com os níveis de adesão, mas condena o clima de intimidação que se instalou nas escolas para privar os professores de um direito protegido pela constituição.

“Nem o governador nem o director provincial, ninguém tem a competência de dizer `fulano você não tem direito à greve`. O que dita quem tem ou não direito a greve é essa lei 23/91 de 15 de Junho que nós temos, mas estamos a ouvir alguns legisladores fabricados à noite a dizer que o fulano não deve aderir à greve. Isto é uma clara violação da nossa constituição porque temos nesse mesmo documento que está escrito que quem tentar intimidar aquele que de livre vontade aderir à greve incorre em crime”, disse Francisco.

O sindicalista rejeita o atributo de radicais que se tenta pintar a sua organização nessas ocasiões de greve e responsabiliza o titular da pasta da educação pelos protestos.

“Nessa altura, quem gosta de greve é o ministro da Educação. O autor principal desta greve é o senhor professor doutor Mpinda Simão, ele é o autor desta greve. Os professores não gostam de greve, quem empurra os professores para a greve é o Governo que não quer resolver os problemas porque o nosso caderno deu entrada em Agosto de 2013 e em 2014 o doutor Mpinda Simião assinou connosco um memorando de entendimento para resolução dos problemas constantes no nosso caderno reivindicativo, mas até agora sem solulão”, reiterou João Francisco..

A greve continua nesta quinta-feira, 6.

XS
SM
MD
LG