Links de Acesso

SINPROF cria mais de 100 comités para coordenar greve em Malanje


Graça Manuel, secretário geral provincial do SINPROF de Malanje
Graça Manuel, secretário geral provincial do SINPROF de Malanje

Professores manifestam-se a 5, 6 e 7 de Abril e acusam Governo de tentar impedir o protesto

Mais de 100 comités de greve foram criados na maioria das escolas da província de Malanje para acompanhar a greve dos professores, a realizar-se nos dias 5, 6 e 7 de Abril.

Os delegados de greve vão coordenar actividade dos docentes durante os três dias de paralisação das aulas no Ensino Geral.

O secretário-geral provincial do Sindicato Nacional de Professores (SINPROF), Graça Manuel garantiu nesta segunda-feira,, 3, que ninguém está legitimado para impedir a declaração de greve que é oficial, legal e está protegida nos termos da lei.

“Os piquetes já estão credenciados, os delegados também que são membros dos secretariados provincial e municipais, também estão credenciados”, confirmou Manuel.

Na escola do II ciclo Gomes Spencer, onde o director ameaçou excluir os professores da folha de salários, já foi resolvida a má interpretação, tendo em conta que “o professor é livre a aderir a greve e a direcção da escola não tem o direito de intimidar”, disse o sindicalista.

Graça Manuel referiu que instituições governamentais desdobraram-se nos últimos dias em reuniões com directores de escolas para coagirem os professores à não aderirem à greve.

“Tomamos conhecimento que a Direcção Provincial da Educação e a Direcção da Comunicação Social mantiveram encontros com os directores de escola, e na nossa óptica a Direcção Provincial da Comunicação Social não tem o direito de trabalhar no sentido de invalidar a greve na província de Malanje”, denunciou.

Os professores do Ensino Geral exigem a actualização das categorias, pagamento na totalidade dos subsídios, reajuste salarial, transição do regime probatório para o regime efectivo de professores e melhoria das condições de trabalho.

XS
SM
MD
LG