Links de Acesso

Sindicato apresenta queixa-crime contra director da Educação de Luanda


Zacarias Jeremias ameaça com manrcha

André Soma é acusado de abuso de poder, obstáculo ao exercício da actividade sindical, corrupção e nepotismo

O Sindicato Nacional de Professores e Trabalhadores do Ensino Não Universitário (SINPTENU) de Angola apresentou na segunda-feira, 12, uma queixa-crime contra o director provincial da Educação de Luanda, André Soma, a quem acusa de "abuso de poder e obstáculo ao exercício da actividade sindical".

Soma também é acusado de "corrupção e nepotismo".

Sindicato quer medidas contra director de educação em Luanda - 1:34
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:34 0:00

Tudo terá iniciado em Janeiro de 2015 quando, segundo o sindicato, André Soma, enquanto director provincial da Educação em Luanda, terá financiado alegadamente um grupo de membros do sindicato, encabeçado pelo professor Luís Inácio da Silva Viegas, para concorrer às eleições do órgão.

Zacarias Jeremias, secretário-geral do SINPTENU diz que Soma, mesmo depois de ter sido alertado para os actos ilegais que praticava, não deixou de financiar professores com o objectivo de desestabilizar o sindicato.

“O director provincial mesmo depois de o termos notificado oficialmente de quem é responsável pelo sindicato em Luanda, continua a receber aquele que ele financiou e que já tinha sido suspenso pela direcção do Sindicato”, acusa Jeremias.

O sindicalista acrescenta que pediu ao Ministério da Educação e ao Governo da Província de Luanda a exoneração de André Soma.

“Demos 15 dias findos os quais vamos partir para uma marcha”, revelou o secretário geral do sindicato que solicitou à Procuradoria-Geral da República a instauração de uma comissão de inquérito "para o devido procedimento criminal" por "comportamento consciente do participado por ter cometido os crimes de obstáculo o exercício da actividade sindical, abuso de poder e prevaricação".

A VOA tentou contactar André Soma e o professor Luís Inácio da Silva Viegas mas sem sucesso.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG