Links de Acesso

Governo deve 13 milhões de dólares a professores do ensino superior


Universidade Agostinho Neto
Universidade Agostinho Neto

Ministério do Ensino Superior promete investigar o montante e pagar

O Governo angolano deve cerca de três mil milhões de kwanzas (mais de 13 milhões de dólares) a 1.500 professores universitários.

O montante decorre de subsídios e salários por pagar em sete anos, segundo disse à VOA o secretário geral do Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Angola (Sinpes).

O Ministério do Ensino Superior, no entanto, reuniu-se com o sindicato e os dois lados decidiram trabalhar para resolver os problemas que afectam os professores.

Sindicato espera que Governo salde dívida de 13 milhões de dólares a professores do ensino superior - 2:03
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:03 0:00

Eduardo Pérez Alberto revelou que o Ministério criou uma comissão para averiguar a dívida e o consequente pagamento.

Por outro lado, nas conversas com o Governo, Alberto defendeu ainda a eleição dos responsáveis das instituições do ensino superior para a implementação do principio da boa gestão nas universidades e institutos superiores.

“A eleição dos responsáveis da universidade é uma obrigação porque um dirigente eleito tem maior responsabilidade senão corre o risco de não ser reeleito” sublinhou.

O Sinpes ameaçou há duas semanas com uma greve caso o Governo não responda satisfatoriamente as suas exigências que estão no caderno reivindicativo apresentado em 2013.

XS
SM
MD
LG