Links de Acesso

Sindicato dos Médicos confirma queixa-crime contra Polícia Nacional pela morte de colega


Adriano Manuel, presidente do Sinmea

O Sindicato dos Médicos Angolanos (Sinmea) vai formalizar nesta semana uma queixa-crieme contra a Polícia Nacional (PN) pela morte do médico Sílvio Dala, numa das esquadras da corporação no passado dia 1.

Sindicato dos médicos anglanos avança com queixa crime pela morte do Dr. Dala - 1:12
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:12 0:00


O presidente da organização sindical, Adriano Manuel, refuta o resultado da causa da morte apresentada pela PN, que alegou "uma crise" numa das esquadras da corporação.

Manifestação contra a brutalidade policial em Luanda
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:12 0:00

"A causa da morte que foi avançada pela polícia não é a real. Quem é médico e estudou medicina sabe que aquela não é a causa que matou o Sílvio. Digo isso porque somos médicos", revelou Manuel durante a manifestação que no sábado, 12, pediu justiça no caso.

Adriano Manuel garante que, por isso, “vamos ter um encontro com os advogados para formalizar uma queixa-crime contra as autoridades policiais nos tribunais”.

O sindicalista ainda exigiu que a PN “assuma a responsabilidade e cuide dos filhos do Sílvio”.

Centenas de pessoas marcham em protesto contra morte de médico
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:25 0:00

O médico, recorde-se, morreu numa esquadra policial em Luanda depois de ter sido detido por não usar máscara dentro do seu carro privado.

No sábado, centenas de pessoas manifestaram-se na capital angolana contra a violência policial e pediram a demissão do ministro do Interior, Eugénio Laborinho, da ministra da Saúde, Silva Lutucuta, e do comandante geral da PN, Paulo de Almeda.

Na semana passada, o comandante-geral da PN, Paulo Almeida, disse à rádio pública não ter sido morto nenhum médico nas celas da policia e considerou o falecimento de Sílvio Dala "uma morte patológica".

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG