Links de Acesso

Silêncio de Dhlakama paira sobre Moçambique


Invasão da casa de Afonso Dhlakama pela polícia nas Palmeiras, na Beira
Invasão da casa de Afonso Dhlakama pela polícia nas Palmeiras, na Beira

Analistas debatem prós e contras da ausência do líder da Renamo.

O desaparecimento do presidente da Renamo, que continua em parte incerta de Moçambique, continua a divergir a opinião pública nacional.

Alguns consideram ser uma boa estratégia, no sentido de que ele pode estar a reformular a sua formade actuação, enquanto outros dizem que, eventualmente, poderá perder, definitivamente, o eleitorado que tinha cativado, sobretudo nas províncias do Centro e Norte de Moçambique.

please wait

No media source currently available

0:00 0:03:17 0:00
Faça o Download

Afonso Dhlakama desapareceu do olhar público depois de a sua guarda pessoal ter sido desarmada pelas Forças de Defesa e Segurança na sua residência na Beira.

Neste momento, apenas um grupo muito restrito de pessoas dentro da Renamo sabe o seu paradeiro e questiona-se o que se passa com ele e se esta é uma boa estratégia?.

Para Paulo Avelino Massango, "esta não é uma boa estratégia porque o líder da Renamo está a ficar politicamente fragilizado", para além de estar também a perder o contacto com o seu eleitorado.

Masango considera ser importante que Afonso Dhlakama reapareça para reatar o diálogo com o Chefe de Estado.

Contudo, para o empresário Francisco Ubisse, ao desaparecer do olhar público, Afonso Dhlakama "adoptou uma boa estratégia, e quando ele reaparecer, estará com uma boa disposição", para negociar a questão da paz.

Várias outras correntes de opinião dizem que com este desaparecimento Afonso Dhlakama ganha, e muito, porque no passado tirou partido de situações semelhantes.

As mesmas fontes destacam que a Renamo ganha com este desaparecimento do seu líder porque, o passado mostrou-nos que há um mito que se cria à volta dele, há um olhar épico em relação a Afonso Dhlakama.

XS
SM
MD
LG