Links de Acesso

Senado americano divulga métodos de tortura da CIA


CIA
CIA

O Senado norte-americano divulgou um relatório sobre os métodos de tortura utilizados pela CIA depois dos atentados de 11 de Setembro de 2001, motivando críticas entre os republicanos que receiam reacções violentas em todo o mundo. As medidas de segurança foram reforçadas junto às instalações diplomáticas e bases militares norte-americanas antes da publicação do relatório, que ainda assim omite o conteúdo mais sensível.

O relatório é fruto de uma investigação que durou mais de três anos (2009 a 2012) e que visa revelar pormenores sobre o programa criado em segredo pela CIA para interrogar os detidos suspeitos de terem ligações à Al-Qaida e que incluía simulações de afogamento e privação de sono, durante a administração de George W. Bush.

"O Presidente acredita que é importante que seja publicado para que as pessoas dos Estados Unidos e de todo o mundo compreendam exactamente o que se passa", explicou Josh Earnest, porta-voz de Barack Obama, que pôs fim ao programa quando chegou à Casa Branca em Janeiro de 2009.

XS
SM
MD
LG