Links de Acesso

Sem resultados, mantêm-se as expectativas em relação a uma Administração Trump ou Biden


Donald Trump e Joe Biden
Donald Trump e Joe Biden

Analistas projectam próximos quatro anos

Enquanto se aguarda pelos resultados finais provisórios da eleição presidencial, analistas e apoiantes de Donald Trump e de Joe Biden esgrimam os seus argumentos.

A VOA tem procurado ouvir diversos analistas sobre um eventual segundo mandato de Trump ou uma Administração Biden.

O empresário, escritor e comentador político Luis António Faria continua a confiar na sua projecção que dá vitória ao Presidente Donald Trump, mesmo perdendo a Pensilvânia.

Tó Faria, empresário, historiador, cabo-verdiano residente na Flórida
Tó Faria, empresário, historiador, cabo-verdiano residente na Flórida

Em conversa com a VOA, aquele analista conservador radicado em Tampa, na Flórida, apenas dava “15 por cento” de possibilidades ao democrata Joe Biden.

Os números apontam para qualquer possibilidade, podendo o resultado pender para o Presidente Trump, que já recorreu em vários Estados para garantir que, segundo disse, “não haja fraude” ou para o antigo vice-presidente Biden, que diz confiar na vitória, mas só depois de “todos os votos serem contados”.

O jornalista Jorge Soares, fundador do semanário A Semana em Cabo Verde, em 1991, e actual gestor do site visaonews.com, com base em Orlando, na Flórida, admite que esse processo possa terminar no Supremo Tribunal.

Jorge Soares, jornalista e gestor de visaonews.com
Jorge Soares, jornalista e gestor de visaonews.com

Em caso de vitória de Donald Trump, aquele analista teme pela sua “imprevisibilidade” e por isso, diz, “vamos ter anos imprevisíveis”.

“Sabemos as suas ideias, a sua filosofia de governor e as ideias que ele tem de ir minguando os direitos, como na saúde, que vão afectar a política de imigração”, acrescenta Soares, lembrando que as políticas conservadores devem ter o apoio do Supremo Tribunal, que também é conservador.

Quanto a uma eventual vitória de Joe Biden, ele aponta as promessas de manter o programa de seguro de saúde conhecido por Obamacare, aumentar a comparticipação dos mais ricos, através de impostos, e “ajuda aos estudantes de colégios e universidades”.

Jorge Soares analisa prováveis Governos de Trump e Biden - 4:15
please wait

No media source currently available

0:00 0:04:20 0:00

Por seu lado, Luis António Faria, também conhecido por Tó Faria, acredita que Donald Trump vai dar continuidade “à construção do muro na fronteira com o México, que tem permitido uma enorme redução da imigração ilegal”, vai fazer regressar as tropas à casa, deixando um pequeno remanescente na Síria e no Iraque, “concluir os acordos comerciais que têm beneficiado a América, principalmente na agricultura” e recuperar a economia.

Luis António Faria perspectiva um segundo mandato de Donald Trump - 2:00
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:08 0:00

Até a tarde desta quinta-feira, 5, tudo está aberto, com as projecções a darem 253 votos a Joe Biden e 213 a Donald Trump, faltando terminar a contagem dos votos nos Estados de Nevada, Pensilvânia, Carolina do Norte e Geórgia.

O vencedor necessita conseguir 270 votos do colégio eleitoral.

Eleições Americanas: Todos os olhos virados para os estados de batalha
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:28 0:00

XS
SM
MD
LG