Links de Acesso

Secretário do Trabalho representa Joe Biden na posse do Presidente de Cabo Verde


Martin J. Walsh, secretário do Trabalho dos Estados Unidos
Martin J. Walsh, secretário do Trabalho dos Estados Unidos

Presidentes de Angola, Guiné-Bissau, Senegal, Portugal, Gana e da Guiné-Equatorial e vice-presidente do Brasil também já confirmaram suas presenças

O secretrário do Trabalho Martin J. Walsh representará o Presidente dos Estados Unidos na posse do Presidente de Cabo Verde, a realizar-se no dia 9.

Em nota divulgada nesta sexta-feira, 5, a Casa Branca escreve que “Presidente Biden anuncia a delegação presidencial à República de Cabo Verde para assistir à posse de Sua Excelência José Maria Neves”.

A assistente especial do Presidente e directora sénior do Conselho de Segurança Nacional para a África, Dana Banks, o deputado democrata por Nova Iorque, Hakeem Jeffries, e o embaixador dos Estados Unidos na Praia, Jeff Daigle, completam a delegação.

José Maria Neves, Presidente eleito de Cabo Verde
José Maria Neves, Presidente eleito de Cabo Verde

Chefes de Estado confirmam presenças

O antigo primeiro-ministro por três mandatos (2001-2016), José Maria Neves, que ganhou a eleição presidencial no dia 17 de Outubro, será o quinto Presidente de Cabo Verde, o quarto por eleição directa.

Dias após a posse, ele anunciou que seriam convidados os chefes de Estado e de Governo dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e da Comunidade Económica de Estados da África Ocidental, além de representantes de outros países e personalidades nacionais e internacionais.

Até agora estão confirmadas as presenças dos Presidentes de Angola, João Lourenço, da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló, do Senegal Macky Sall, do Gana Nana Akufo-Addo, que também é presidente em exercício da CEDEAO, de Portugal Marcelo Rebelo de Sousa, e da Guiné-Equatorial, Teodoro Obiang, bem como o vice-presidente brasileiro Hamilton Mourão.

Por seu lado, o Governo francês enviará a franco-cabo-verdiana Elisabeth Moreno,ministra da Igualdade de Género.

XS
SM
MD
LG