Links de Acesso

Secretário de Estado das Comunidades da Guiné-Bissau com mandado de captura


Passaporte
Passaporte

É acusado de emissão ilegal de passaportes diplomáticos e de serviços.

Na Guiné-Bissau, o secretário de Estado das Comunidades Idelfrides Manuel Gomes Fernandes, está em apuros com a justiça e pode vir a ser detido a qualquer momento.

Fontes seguras disseram à Voz da América que há mais de uma semana a Procuradoria Geral da República emitiu um mandado de detenção contra o titular da pasta das comunidades, sob acusação de alegada venda ilegal de passaportes diplomáticos e de serviços.

Segundo as mesmas fontes, o secretário de Estado chegou a ser abordado por oficiais de diligência, mas resistiu à prisão. Espera-se a qualquer momento uma reacção da Polícia Judiciária, que dirigiu a investigação ou do Ministério Público.

Recorde-se que meses atrás muitos cidadãos estrangeiros foram apanhados com passaportes diplomáticos e de serviço, os quais tinham a assinatura do Secretário de Estado das Comunidades, em vez da do ministro titular dos Negócios Estrangeiros, como impõe a lei.

Idelfrides Manuel Gomes Fernandes é secretário de Estado das Comunidades desde o Governo de Transição, formado na sequência do golpe de Estado de 12 de Abril de 2012, cargo que já havia desempenhado também no Governo de Carlos Gomes Júnior.

XS
SM
MD
LG