O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Ash Carter, fez, hoje, 23, uma visita surpresa a Bagdad, para avaliar pessoalmente a campanha militar contra o Estado Islâmico.
A visita acontece numa altura em que o Iraque tenta recuperar a capital da província de Anbar, dominada pelos militantes sunitas.
Nesta primeira visita ao Iraque desde que assumiu o posto em fevereiro, Carter disse que iria reunir com comandantes norte-americanos e autoridades políticas iraquianas, incluindo o primeiro-ministro Haider al-Abadi.
A visita surpresa coincide com tentativas das forças iraquianas de preparar o terreno para uma eventual ofensiva para recuperar Ramadi, isolando partes da cidade com a ajuda de ataques aéreos liderados pelos Estados Unidos.
Ramadi foi ocupada há dois meses.