Links de Acesso

Secretário de Defesa proíbe bandeira dos chamados Estados Confederados em instalações militares


Mark Esper, secretário de Defesa dos Estados Unidos
Mark Esper, secretário de Defesa dos Estados Unidos

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos decidiu proibir a bandeira dos chamados Estados Confederados nas suas instalações, de acordo com um memorando assinado na quinta-feira, 16, pelo secretário de Defesa.

Mark Esper descreveu na nota os tipos de bandeira que podem ser exibidas e a dos confederados não consta na lista.

"Precisamos sempre nos manter focados naquilo que nos une", afirmou o secretário de Defesa, que reitera que as bandeiras que o exército exibe precisam estar de acordo com os imperativos do exército, entre eles, rejeitar símbolos divisivos.

De acordo com um funcionário do Departamento de Defesa conhecedor do processo, a decisão de não citar uma bandeira proibida específica visou garantir que a decisão fosse apolítica e pudesse responder a possíveis processos legais com base na liberdade de expressão.

A bandeira dos Estados Confederados foi usada pelos Estados do sul do país na guerra da secessão, entre 1861 e 1865, que defendiam a manutenção da escravatura e que pretendiam separar-se dos Estados do norte.

Nova Iorque: Presidente camarário Bill DeBlasio iniciou reforma policial
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:01 0:00

Nos últimos dois meses, as bandeiras dos confederados, os monumentos militares e os nomes de algumas bases militares estiveram no centro de várias polémicas depois da morte de George Floyd.

Manifestantes que protestaram contra o racismo reclamaram da bandeira em diversas cidades.

XS
SM
MD
LG