Links de Acesso

Secretário provincial da FNLA em Malanje abandona o partido


Luciano dos Santos, secretário da FNLA em Malanje, Angola
Luciano dos Santos, secretário da FNLA em Malanje, Angola

Secretário provincial da ala contrária diz esperar que o Congresso una o partido

O secretário provincial da Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA) na província angolana de Malanje abandonou o partido em vésperas do V congresso ordinário daquela formação considerada histórica.

Luciano dos Santos, que pertende à ala de Lucas Ngonda, disse que a actual linha ideológica do partido está aquém das razões que levaram à sua criação.

O também secretário províncial, Jacinto Cabanda Dala, mas da ala de Ngola Cabango, diz que é hora de voltar a unir o partido.

Secretário provincial da FNLA em Malanje abandona o partido - 2:30
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:13 0:00

Luciano dos Santos admitiu que há agravamento das fricções entre as diferentes alas, desrespeito aos estatutos e dao regulamento interno e o espancamento de quadros da hierarquia em Luanda e noutras províncias do país, sem qualquer intervenção séria dos órgãos de direcção.

“As medidas paliativas que têm sido tomadas a nível do partido sobre os dirigentes não têm servido de baliza para mitigar esses conflitos, uma vez de que esses conflitos são recorrentes a nível do partido FNLA e, sobretudo, tem sido cíclico em outras províncias, sobretudo na pessoa dos seus dirigentes”, precisou Santos que lidera o partido em Malanje desde 2019.

Jacinto Cabanda Dala, secretário provincial da FNLA, da ala de Ngola Cabango, Angola
Jacinto Cabanda Dala, secretário provincial da FNLA, da ala de Ngola Cabango, Angola

Entretanto, o apoiante de Ngola Cabango, e também secretário provincial, Jacinto Cabanda Dala, espera um congresso de verdade previsto para Agosto que una o partido dos “irmãos”.

“Lucas Ngonda já não tem estabilidade nos seus militantes conforme ouvimos na denúncia do seu secretário provincial”, referiu.

A FNLA em Malanje não tem infra-estruturas próprias e os dois principais grupos têm repartido militantes em determinados números de localidades dos 14 municípios que conformam a província.

XS
SM
MD
LG