Links de Acesso

Secretário de Estado reafirma aliança com parceiros frente ameaças globais


Anthony Blinken (Foto de Arquivo)

Anthony Blinken foi recebido hoje no Departamento de Estado depois da sua oficialização no cargo pelo Senado

O novo secretário de Estado americano Antony Blinken compromete-se em trabalhar com aliados e parceiros importantes para enfrentar desafios globais complexos, ao mesmo tempo que promete investir num serviço diplomático diversificado e inclusivo.

Blinken foi oficialmente recebido no Departamento de Estado nesta quarta-feira, 27, por cerca de 30 mulheres e homens em representação dos funcionários do Ministério.

"A liderança da América é necessária em todo o mundo", disse Blinken ao dirigir-se aos funcionários, acrescentando que vai "valorizar a diplomacia" com aliados e parceiros para enfrentar os grandes desafios, incluindo "a pandemia, mudança climática, crise económica, ameaças à democracia, luta pela justiça racial e o perigo para a nossa segurança e estabilidade global".

Na sua breve intervenção, o novo chefe da diplomacia americana também incentivou o apartidarismo e a transparência do Departamento.

“Vou ser franco com vocês porque a transparência nos torna mais fortes. Vou procurar pontos de vista divergentes e ouvir os especialistas porque é assim que as melhores decisões são tomadas”, reiterou Blinken, cuja nomeação foi votada por 78 dos 22 senadores na terça-feira, 26.

Na audiência, ele garantiu estar pronto para enfrentar os desafios impostos pela China, Irão, Rússia e Coreia do Norte.

Para Blinken, Pequim "representa o desafio mais significativo" para os interesses dos Estados Unidos, mas observa haver espaço para cooperação.

“Há aspectos conflituantes crescentes no relacionamento, que serão certamente competitivos, mas também do cooperação, quando forem nosso interesse mútuo”, esclareceu o secretário de Estado que herda um sector completamente partidarizado pelo antecessor Mike Pompeo.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG