Links de Acesso

Secretário de Estado americano visita Israel e territórios palestinianos


Antony Blinken, secretário de Estado americano

Antony Blinken tem na agenda um acordo de paz e ajuda à reconstrução de Gaza

O secretário de Estado americano, Antony Blinken, inicia nesta segunda-feira, 24, uma visita ao Médio Oriente na qual manterá contactos com responsáveis israelitas e palestinianos, tendo na agenda um acordo de paz, depois do cessar-fogo conseguido na sexta-feira passada entre Telavive e o Hamas.

Esta é a primeira viagem de Blinken à região como chefe da diplomacia americana e, em Israel, vai reunir-se com o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, e outras autoridades em Jerusalém.

“Em Ramallah, ele se encontrará com o Presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas, o primeiro-ministro Mohammad Shtayyeh e outros altos funcionários”, disse o porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price.

Ontem, em declarações à CNN, Antony Blinken afirmou que os Estados Unidos estão comprometidos em trabalhar com a Autoridade Palestiniana e as Nações Unidas para fornecer assistência humanitária rápida e conseguir apoio internacional para os esforços de reconstrução de Gaza.

A viagem do secretário de Estado ao Médio Oriente incluirá uma visita ao Egipto, cujo Governo mediou a trégua de Gaza entre Israel e radicais palestinianos liderados pelo Hamas.

Ele se encontrará com o Presidente egípcio Abdel Fattah el-Sissi e o ministro das Relações Exteriores, Sameh Shoukry.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG