O secretário de Estado americano saudou o povo da Guiné-Bissau pelos 50 anos de vida como país independente e manifestou o engajamento de Washington em manter a estreita amizade entre ambos países.
“Em nome dos Estados Unidos da América, envio felicitações ao povo da Guiné-Bissau no momento em que celebra 50 anos de independência”, escreveu Antony Blinken num comunicado em que disse aproveitar “esta ocasião especial para reafirmar a estreita amizade entre os Estados Unidos e a Guiné-Bissau à medida que prosseguimos os nossos objectivos comuns de promover a paz e a segurança, reforçar a democracia e aumentar a prosperidade económica”.
“Enviamos ao povo da Guiné-Bissau os nossos melhores votos neste alegre dia da Independência”, concluiu o chefe da diplomacia americana.
A 24 de setembro de 1973, o então comandante e presidente da Assembleia Nacional Popular, João Bernardo Vieira, proclamou a Independência Nacional em Madina de Boé.
Na altura, decorria a luta pela libertação contra o colonialismo português liderada pelo Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde e a declaração foi feita em zonas já libertadas.
Fórum