Links de Acesso

 
Secretária do Tesouro dos EUA e vice-primeiro-ministro chinês prometem manter linhas de comunicações abertas

Secretária do Tesouro dos EUA e vice-primeiro-ministro chinês prometem manter linhas de comunicações abertas


Liu He, vice-primeiro-ministro chinês, (esq) e Janet Yellen, secretária do Tesouro dos EUA, em Zurich, Suiça, 18 Janeiro 2023
Liu He, vice-primeiro-ministro chinês, (esq) e Janet Yellen, secretária do Tesouro dos EUA, em Zurich, Suiça, 18 Janeiro 2023

Janet Yellen e Liu He concordaram trabalhar no financiamento de projectos para combate ao aquecimento global

A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, e o vice-primeiro-ministro chinês, Liu He, com prometeram-se nesta quarta-feira, 18, em Zurique trabalhar juntos para resolver temas como financiamento de projectos na luta contra o aumentar da temperatura e manter as linhas de comunicação abertas entre as duas maiores economias do mundo.

Em declarações a repórteres no início do encontro, Yellen disse que, apesar das “áreas de desacordo”, os dois governos têm a responsabilidade de gerir as suas diferenças e “evitar que a competição se transforme em algo próximo a um conflito”.

Por seu lado, Liu afirmou que Pequim está pronto para trabalhar com os Estados Unidos “para manter o diálogo e os intercâmbios” e encontrar um terreno comum para as discussões.

O encontro a dois entre Yellen com Liu é o primeiro ao mais alto nível depois da cimeira entre os Presidentes dos EUA, Joe Biden, e da China, Xi Jinping, em Bali, em Novembro.


Após a reunião em Zurique, o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos informou que os dois governantes concordaram trabalhar em projectos de financiamento ao combate ao aquecimento global e no apoio a “países em desenvolvimento na sua transição para energia limpa”.

Parlamentares americanos dizem que China é um desafio

Entretanto, apesar da promessa de cooperação, as relações bilaterais entre Washington e Pequim continuam sendo uma preocupação para muitos legisladores americanos.

O novo presidente da Câmara dos Deputados, Kevin McCarthy, identificou o Partido Comunista da China como sendo um dos dois "desafios de longo prazo" para a Câmara, juntamente com a dívida nacional.

Washington Fora d’Horas: Joe Biden e Xi Jinping encontram-se em Bali
please wait

No media source currently available

0:00 0:29:58 0:00

"Há um consenso bipartidário de que a era de confiança na China comunista acabou", disse McCarthy na semana passada ao definir os membros selecto Comité sobre a China.

No ano passado, o Departamento de Comércio adicionou dezenas de empresas chinesas de alta tecnologia, incluindo fabricantes de equipamentos de aviação, produtos químicos e chips de computador, à sua lista de controlo de exportação, citando preocupações com segurança nacional, interesses dos EUA e direitos humanos.

A decisão levou os chineses a entrar com uma acção na Organização Mundial do Comércio.

Apesar dos conflitos, Janet Yellen disse que planeia visitar a China em breve e que daria as boas-vindas às autoridades chinesas nos EUA.

Fórum

XS
SM
MD
LG