Links de Acesso

Seca coloca Cabo Verde sob pressão alimentar

  • Eugénio Teixeira

Imagem de arquivo.

"A aposta nas leguminosas constitui uma boa alternativa na agricultura praticada no arquipélago," diz LucianoFonseca, da FAO

O ministro da Agricultura e Ambiente disse recentemente que cerca de 20 % das famílias vivem sob pressão da insegurança alimentar no país e outros tantas podem cair nesta situação devido à seca que ameaça o arquipélago.

Para o investigador do Instituto de Nacional de Investigação Agrária (INIDA) esta é uma situação natural num país que se depara com problemas de fracas precipitações.

Isildo Gomes diz que, nos últimos anos, a taxa terá sofrido alguma redução, tendo em conta um conjunto de medidas de políticas implementadas pelas autoridades nacionais em estreita colaboração com parceiros internacionais nomeadamente a FAO.

No entanto afirma que o mau ano agrícola que se verifica volta a colocar preocupação e leva as autoridades a procurar alternativas para atenuar os efeitos da falta do pasto e colheita.

O investigador e professor universitário diz que se deve mudar atitudes, bem como o tipo de agricultura praticada no país.

A alteração dos hábitos alimentares também contribui para a segurança alimentar, por isso o investigador do INIDA considera importante o uso de produtos como o milho e feijão, tidos no passado como as principais bases da alimentação no país.

Para além das vantagens que o uso do feijão trás à saúde, o seu cultivo contribui para a preservação do próprio solo defende o técnico da FAO, Luciano Fonseca.

"A aposta nas leguminosas constitui uma boa alternativa na agricultura praticada no arquipélago," diz Fonseca.

Refira-se que na sequência do mau ano agrícola, o governo aprovou um plano de emergência no valor global de 850 mil contos, orientado em três grandes eixos: o salvamento do gado, a gestão racional de água,pois dados indicam que mesmo a nível subterrâneo há um défice na ordem de 50%, e a criação de emprego para as famílias afectadas.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG