Links de Acesso

São Tomé e Príncipe receberá cerca de um milhão de dólares do FMI


Investimento no turismo poderá ajudar no crescimento de São Tomé e Príncipe.
Investimento no turismo poderá ajudar no crescimento de São Tomé e Príncipe.

Fundos visam apoiar o crescimento mais forte.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) desembolsará 0,9 milhões de dólares para o apoio ao desenvolvimento de São e Tomé e Príncipe, anunciou a organização, após concluir a primeira avaliação de desempenho.

Ao fazer o anúncio ontem, 10, o FMI disse que conclusão da avaliação permite o autorizar o montante, perfazendo cerca de 1,8 milhões dólares em desembolsos ao abrigo da Facilidade de Crédito Alargado (EFC).

“A economia de São Tomé e Príncipe tem-se mostrado resiliente, embora as perspectivas para a produção comercial de petróleo sejam agora incertas, após uma grande companhia de petróleo ter desistido da exploração”, disse o Presidente em exercício do Conselho de Administração do FMI, Min Zhu.

“O desempenho no âmbito do programa apoiado pelo acordo ECF foi satisfatório,” destacou Zhu.

O acordo ECF de três anos para São Tomé e Príncipe, no montante de cerca de 6,3 milhões de dólares foi aprovado pelo Conselho de Administração do FMI, em Julho de 2015.

O mesmo apoia o programa de reforma económica do governo, que visa o crescimento mais forte e mais alargado do arquipélago.

Quanto ao desempenho da economia de São Tomé e Príncipe, Zhu disse que a previsão é que o crescimento do produto interno bruto acelere para 5% em 2016 – abaixo da meta de médio prazo de 6% fixada pelas autoridades.

Tal crescimento será apoiado pela ampliação do investimento público, recuperação na produção de cacau e aumento do investimento directo estrangeiro no sector do turismo.

“Numa perspetiva de futuro, é importante manter a determinação política e o compromisso demonstrados até hoje, em especial num ano de eleição, para atenuar esses riscos e estender os benefícios das reformas a um segmento mais alargado da população,” recomendou Zhu.

XS
SM
MD
LG