Links de Acesso

São Tomé e Príncipe recebe 29 milhões de dólares para energias renováveis e electricidade


São Tomé e Príncipe e o Banco Mundial assinam acordo para melhorar fontes de energia renováveis e o fornecimento de electricidade a população do arquipélago.

O acordo assinado na quinta-feira, 18, vem na sequência da decisão do Conselho de Administração de Banco Mundial que aprovou em 5 de Julho de 2016 uma concessão financeira da Associação Internacional de Desenvolvimento, IDA, do grupo Banco Mundial, de 16 milhões de dólares para apoiar o Governo São-tomense nos seus esforços para aumentar a geração de energia renovável e melhorar o fornecimento de electricidade no país.

Para além do financiamento da Associação Internacional de Desenvolvimento, o projecto de recuperação do Sector de Energia em São Tomé Príncipe contará ainda com o apoio financeiro do Banco Europeu de Investimento no valor de 13 milhões de dólares.

São no total 29 milhões de dólares norte americanos que servirão para reabilitar a central hidroeléctrica do Rio Contador, melhorar a fiabilidade de fornecimento de energia e actualizar a rede de distribuição e instalação de contadores inteligentes para cerca de 90 mil consumidores da Empresa Nacional de Água e Electricidade, EMAE.

O acordo foi assinado pelo Ministro São-tomense das Finanças e Administração Pública, Américo Ramos e pela Representante do banco Mundial para são Tome e Príncipe, Clara de Sousa.

XS
SM
MD
LG